O Que É Memorização?

O Que É Memorização

Conceito de Memorização

Podemos dizer que memorização é o ato de reter uma informação de forma permanente, tornando possível relembrá-la posteriormente, sem grande esforço.

Assim, a memória é um processo de armazenamento de dados, ou seja, um processo pelo qual nossas experiências são arquivadas, de forma que possamos recuperá-las no momento em que desejarmos.

Nosso cérebro, em condições normais, tem uma enorme capacidade de guardar as informações adquiridas, pois é por meio delas que conseguimos raciocinar, criar e desenvolver novas aptidões.

O ato de raciocinar compreende a comparação de informações, razão pela qual a memorização é imprescindível ao raciocínio.

Classificação da Memória

A memória pode ser classificada em três tipos: memória imediata, memória evocativa e memória de longo prazo.

Na verdade, trata-se de etapas da memória, cada uma possuindo um aspecto específico:

- Memória Imediata: possui uma disponibilidade bem pequena, de alguns minutos a poucas horas, e caso não seja significativa será logo esquecida. O exemplo clássico é a situação em que se conhece uma pessoa e, passado pouco tempo, não se consegue lembrar o seu nome.

- Memória Evocativa: é uma memória mais duradoura, podendo permanecer por vários dias ou, até mesmo, semanas. São memórias que despertam grande interesse, elemento essencial para fixar a lembrança por um longo período.

- Memória de Longo Prazo: as informações podem durar até uma vida inteira. Normalmente são memórias carregadas de muita emoção, responsável por fixar as lembranças de maneira permanente.

Deve-se atentar para o fato de que, como toda classificação, essa divisão em três tipos de memória tem caráter meramente didático, ou seja, busca-se apenas facilitar o entendimento.

A Falta De Concentração faz você Perder o Tempo que dedicou aos estudos!

A Solução é Aprender a

Silenciar a Mente e Manter o Foco.

Cadastre-se e receba o e-book gratuito

"Entenda Como Silenciar A Mente E Aprenda A Manter O Foco".

 

 

Uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail preenchido acima. Seguimos nossa Política de Privacidade e garantimos que nunca venderemos, alugaremos, daremos ou divulgaremos o seu endereço de e-mail.

Técnicas de Memorização

As técnicas de memorização tem como objetivo aumentar a capacidade de memorizar assuntos e informações de forma intencional, utilizando-se do conhecimento sobre o funcionamento do cérebro e de todo o processo mnemônico.

Continue navegando pelo Memorize Agora para aprender novas técnicas e descobrir dicas valiosas sobre memorização.