10 dicas para melhorar a memória – Parte 1

10 Dicas Para Melhorar a Memória - Parte 1

Você gostaria de Melhorar a memória? Costuma esquecer o nome das pessoas? Frequentemente não lembra onde deixou as chaves, a carteira, os documentos ou qualquer outra coisa?

 

Saiba que existem alguns truques para diminuir os esquecimentos e que nem sempre a culpa é da memória. Muitas vezes é uma questão de organização!

Neste post veremos 10 dicas para diminuir os esquecimentos e lembrar mais das coisas.

Dica # 1 – Para lembrar o nome das pessoas

Se você tem problema em lembrar o nome das pessoas, a dica é associá-lo a algo mais concreto. Por exemplo, caso a pessoa se chame Bruno, você pode imaginar essa pessoa dentro de um carro modelo Uno. O seu cérebro não precisa da palavra inteira para resgatar a lembrança, bastando um gatilho que remeta ao que precisa ser lembrado. Quando você lembrar da pessoa dentro de um Uno, automaticamente vai associar com BrUNO!

Dica # 2 – Para lembrar número de telefone

Em vez de recorrer à função “ligar” que aparece quando se acessa o contato no telefone celular, faça diferente: leia o número e digite-o para efetuar a ligação. Isso forçará o seu cérebro a prestar atenção e memorizar a sequência numérica. Da próxima vez, tente digitar o número sem o auxílio da lista de contatos. Talvez você lembre de apenas uma parte da sequência, então acesse a lista de contatos, relembre o número e volte a digitá-lo. Após digitar algumas vezes, você terá memorizado e não precisará mais acessar a lista de contatos.

Dica # 3 – Para lembrar onde deixou objetos

Onde deixei o telefone? Onde coloquei as minhas chaves? Cadê a minha carteira? Se essas perguntas são familiares para você, saiba que esse tipo de esquecimento está mais relacionado com os hábitos do que com a memória. A dica para quem perde objetos como telefone celular, chaves e guarda-chuva, é deixar esses objetos sempre juntos do corpo, especialmente quando estiver fora de casa ou do escritório. Já para quem não acha suas coisas dentro de casa, a questão pode ser facilmente resolvida utilizando-se a velha regra do “um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”. Defina um lugar específico para as chaves, a carteira, o cartão transporte e outros objetos de uso diário, bem como comprometa-se a colocá-los nesse local sempre, sem exceção! Curso Estudo e Memorização - Renato AlvesDica # 4 – Para lembrar onde estão os documentos, comprovantes, apólices

Semelhante ao problema anterior, a dificuldade em encontrar documentos (como passaporte, carteira de trabalho, certidão de casamento), comprovantes (como recibos de pagamento), contratos e apólices de seguro, está diretamente ligada à organização. Uma gaveta, caixa ou pasta que reúna todos os referidos itens basta para não perder horas procurando-os, além de evitar o estresse gerado pela procura. Porém, após reunir tudo em um local específico, lembre-se da importância de devolver ao devido lugar depois de utilizar…

Dica # 5 – Para lembrar se trancou as portas, fechou as janelas, acionou o alarme

A dica aqui é muito simples: “converse” consigo mesmo no momento em que estiver realizando a atividade. “Fale” em seu pensamento “estou trancando a porta”, “estou fechando a janela”, “estou acionando o alarme do carro”. Isso ajudará você a se concentrar no que está fazendo e, posteriormente, a se lembrar de que efetivamente trancou a porta, fechou a janela, acionou o alarme.

Continue a ler as outra 5 dicas no post 10 dicas para melhorar a memória – Parte 2

1 Comentário

  1. Pingback: 10 dicas para melhorar a memória – Parte 2 | Memorize Agora - Técnicas de Memorização

Comentários não são permitidos.